como contratar um plano?

Modalidades de Contratação

Planos Individuais

Para apenas uma pessoa.

O plano de saúde individual é o tipo de plano que possui como público alvo, pessoas físicas em geral. Ou seja, nessa modalidade, os convênios médicos e hospitalares podem ser contratados com o CPF, diferentemente do plano de saúde empresarial onde é requerido o CNPJ para a abertura do contrato.

Uma das grandes diferenças está justamente na contratação. Por não haver a necessidade de um CNPJ, profissionais CLT em geral, autônomos e até estudantes, conseguem contratar um plano de saúde individual.

Como característica, os planos de saúde individuais possuem um ótimo custo-benefício, porém oferecem em sua maioria cobertura regional e opções restritas de hospitais e laboratórios.

individual

Planos Familiares

Quando pensamos em bem-estar, os cuidados com a saúde ganham protagonismo nas decisões familiares e, nesse sentido, adquirir um plano de saúde familiar é uma decisão importante para manter a qualidade de vida em dia.

Existem três maneiras de adquirir um plano de saúde para a sua família:

Individual: utilizando um CPF;
Empresarial: utilizando CNPJ;
Adesão: a partir de um sindicato ou entidade de classes.

 

Dentre as três maneiras, a contratação com CNPJ é a mais barata, pois pode alcançar valores até 40% menores em relação aos planos de saúde individuais

Planos por Adesão

Ao contrário do que se imagina, grande parte dos planos de saúde só aceitam contratações se o cliente tiver um CNPJ e um número mínimo de vidas para incluir no plano.

Se você deseja um convênio médico com maior abrangência e variedade de locais de atendimento, mas não possui um CNPJ ou mais de uma pessoa para incluir, a contratação de um plano de saúde por adesão pode ser a melhor escolha.

A grande vantagem de contratar um plano por adesão ao invés de um plano individual é que estes possuem melhor cobertura e mais benefícios. Confira as melhores opções:

Planos Empresariais

Muitos acreditam que para adquirir um plano de saúde empresarial é necessário possuir uma empresa com muitos funcionários.

No entanto, para realizar esse tipo de contratação basta possuir um CNPJ e preencher o requisito mínimo de integrantes de cada operadora, que costuma ser de 2 ou 3 pessoas. Se você possui um MEI (Microempreendedor Individual), também se encaixa nessa categoria.

Sendo assim, da mesma maneira como é possível contratar um convênio médico para você e seus funcionários, também é possível adquirir para os seus familiares.

A contratação empresarial permite acesso a diversas categorias de planos e, inclusive, a benefícios como a redução de carências quando atingem determinado número de pessoas.